Lectio Divina 01 07 2022

(👤 Kleber Lins – Ceará-Mirim/RN)

SEXTA-FEIRA DA 13ª SEMANA COMUM 🟢 – ANO C

🕊 INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém

📑 TEXTO BÍBLICO
(Mateus 9, 9-13)

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.

10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

📖 LEITURA
O que diz o texto?

No Evangelho de hoje vamos encontrar Mateus, um coletor de impostos ;seus amigos também cobradores de impostos;os fariseus; os discípulos de Jesus; mais alguns pecadores e o próprio Jesus que, após fazer o convite a Mateus onde prontamente vai aceitar e já convidá-lo para um banquete em sua casa com todos os seus.Atitude essa que gerou indignação por parte dos fariseus que se julgavam puros e contrário ao contato direto com pecadores.

Jesus vai repreender tal pensamento com as seguintes palavras:”Aqueles que têm saúde não precisam de médicos e sim os doentes.” E vai além citando ainda:”Eu não vim para os justos, mas os pecadores.”

Jesus não queria daquelas pessoas, assim como não quer de nós, coisas mirabolantes e sim um coração reto e contrito com Ele, disposto a aceitar seu convite e logo sair propagando a boa nova na comunidade.

🕯️MEDITAÇÃO
O que o texto diz para mim?

Jesus fala a Mateus:”Segue-me!” E o texto não vai mostrar resistência por parte de Mateus ao convite. Pelo contrário, já sai em acolhida e serviço do Mestre com alegria.

• Tenho sido fiel ao teu convite Senhor, ao ponto de largar meu comodismo e às coisas que só me convém?
• No Evangelho de hoje, tenho me identificado mais com Mateus, que aceita o convite de Jesus e sai em missão ;ou tenho mais me identificado com aqueles fariseus que eram apegados aos seus costumes apenas para alimentarem seus egos e meros preceitos religiosos?

🙏 ORAÇÃO
O que digo a Deus?

Senhor, sei que não queres o sacrifício mas o verdadeiro amor. Dai-me um coração atento a busca das coisas do alto.

Afastai de mim a cólera da ignorância, do egoísmo e da acepção de pessoas que é detestável aos vossos olhos.

Dai-me ouvidos atentos ao teu chamado e alma sedenta em querer servir. Amém!

🙇 CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem?

“Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.(V. 13)

🙋 AÇÃO
Com o que me comprometo?

• Em seguir com mais fidelidade e compromisso ao chamado que me fizeste, Senhor, na minha pastoral, na minha família, no meu trabalho e aonde quer que eu esteja, para melhor te representar no falar e principalmente no agir.
• Tomar mais cuidado ao fazer qualquer espécie de críticas negativas ao meu irmão sem antes me colocar no lugar dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: