Lectio Divina 02 01 2022

(👤 Maria Gercinita de Sousa Batista – São João do Rio do Peixe/PB)

EPIFANIA DO SENHOR ⚪ – ANO C

🕊 INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Ó ESPÍRITO SANTO, alma de minha alma, eu vos adoro. Esclarecei-me, guiai-me, fortalecei-me, consolai-me, ensinai-me, dizei o que devo fazer, dai-me as vossas ordens!

Prometo submeter-vos a tudo o que desejardes de mim e tudo quanto permitirdes que me aconteça; dai-me unicamente conhecer a vossa vontade! Ensinai-me ao menos a conhecê-la. Amém.

📑 TEXTO BÍBLICO
(Mateus 2, 1-12)

1Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém. 2Perguntaram eles: “Onde está orei dos judeus que acaba de nascer? vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo”.

3A essa notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. 4Convocou os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. 5Disseram-lhe: “Em Belém, na Judeia, porque assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá; porque de ti sairá o chefe que governara Israel, meu povo”.

7Herodes então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhe tinha aparecido. 8E, enviando-os a Belém, disse: “Ide, e informai-vos a respeito do menino. quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adora-lo”.

9Tendo eles ouvido a palavra do rei, partiram. E eis que a estrela, que tinham visto no oriente, os foi procedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. 10A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. 11Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. prostrando-se, diante dele o adoraram. E depois abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.

12Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.

📖 LEITURA
O que diz o texto?

O evangelista Mateus nos diz Jesus naceu em Belém na Judeia, no tempo de Herodes. Os reis magos vindos do Oriente (pela tradição: Baltazar, Gaspar e Belchior) chegaram em Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos Judeus, que acaba de nascer? Vimos surgir uma estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.

O rei Herodes ao saber disso, ficou transtornado reuniu todos os sacerdotes e doutores da lei, para perguntar onde o Cristo deveria nascer. Herodes chamou discretamente os magos para saber a data que a estrela tinha aparecido. Depois que os magos saíram de Jerusalém; a estrela reaparece e eles sentiram uma grande alegria.

Chegaram até o estábulo onde abrigava Maria, José e o menino Jesus. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Abriram seus cofres e ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Eles foram avisados “em sonho” para que não voltassem a falar com Herodes e retornaram a sua terra por outro caminho.

Herodes que tinha o poder pela força, pela maldade, era cruel e impiedoso; e Jesus exercia sua autoridade de amor; ao serviço com relação com Deus. Jesus é Deus que se manifesta plenamente em nossa vida.

🕯️MEDITAÇÃO
O que o texto diz para mim?

Que Jesus é Deus, que sua missão é testemunhar um caminho de libertação para todos. Que Maria é a estrela que nos leva até Jesus; Ele nos faz mudar a mentalidade, o caminho a percorrer, e agir em nossa vida.

Como os magos ofereceram presentes: Baltazar saudou o menino com ouro, que significa riqueza, realeza: garante que Jesus é o Rei de todo universo. Gaspar trouxe incenso que está ligado ao plano espiritual, que representa a presença de Deus em nossa vida. Mirra significa o alívio dos sofrimentos; o aspecto humano de Jesus.

• Como temos percebido a estrela-guia em nossa vida?
• Será que nós estamos indo buscar Jesus? Aonde?
• Que caminho devemos seguir? O que podemos oferecer a Jesus?

🙏 ORAÇÃO
O que digo a Deus?

Senhor, que me acolhe com todo teu amor, com tua misericórdia perdoando meus pecados. Dai-me a graça de ter um coração novo cheio de amor e humildade, manifestando na vida de nossos irmãos, quer seja na comunidade, igreja em casa. Obrigada, Jesus, por tudo!

🙇 CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem?

“Onde está o Rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. (v2)

“A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. prostrando-se, diante dele o adoraram. E depois abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra”. (v. 10-11)

🙋 AÇÃO
Com o que me comprometo?

Senhor, para que eu possa estar sempre à tua disposição, para acolher e oferecer todo o teu amor com o coração aberto; servir aos nossos irmãos com humildade e sermos solidários com os mais carentes. Sou grata senhor, pelas graças e bênçãos na minha vida.

2 comments

  1. Redjane Vasconcelos

    A maneira como aconteceu a ida de Jesus ao Egito é necessário uma reflexão, pois apesar da noite escura com as mortes de crianças inocentes, Jesus é a luz nessa noite, a ELE nada acontece para que tudo se realize como vemos na Bíblia

    1. Adriano Israel

      Isso mesmo, Redjane! Muito bom perceber esse simbolismo através de luzes e sombras pela qual passa a história da salvação. Que estejamos abertos a acolher em nosso coração esta luz que veio do céu! Gratidão por sua partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: