Lectio Divina 21 06 2022

(👤 Jário Correia – Nísia Floresta/RN)

SÃO LUÍS GONZAGA ⚪ – ANO C

🕊 INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Espirito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espirito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém

📑 TEXTO BÍBLICO
(Mateus 7, 6.12-14)

“Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las se voltariam contra vós e vos estraçalhariam. Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas.

Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva a vida, e poucos são os que encontram! ”

📖 LEITURA
O que diz o texto?

O texto inicia com o alerta que não se deve dar aos porcos as coisas santas, nos alerta que é perigoso anunciar o Reino de Deus para aquelas pessoas despreocupadas com ele.

E nos convoca para o serviço, e devemos estar atentos e o cuidado com os nossos irmãos, nos indica duas portas: a estreita e a larga, de opcional escolha de cada um, sabendo-se que a porta larga nos leva a perdição, já a porta estreita nos conduz a vida. Muitos entrarão pela porta larga, poucos escolherão a porta estreita, ou seja, os comprometidos com o Reino de Deus, os verdadeiros discípulos de Cristo.

🕯️MEDITAÇÃO
O que o texto diz para mim?

O texto me leva a escolher a porta estreita, o caminho do discipulado, que será feito de sacrifícios, vivendo o amor e a misericórdia, entregando-se a prática do bem.

🙏 ORAÇÃO
O que digo a Deus?

“Divino Espirito, que eu seja suficientemente sábio para entrar pela porta estreita, por ser o caminho que me conduz à comunhão com o Pai ”.

🙇 CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem?

“Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. ”

🙋 AÇÃO
Com o que me comprometo?

• Que a vida do discípulo não deve ser pautada no egoísmo, no comodismo. Mas em sacrifícios em favor dos nossos irmãos, principalmente os mais vulneráveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: