Lectio Divina 31 12 2021

(👤 Marcos Oliveira – Ceará-Mirim/RN)

SEXTA-FEIRA DA OITAVA DO NATAL ⚪ – ANO C

🕊 INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém

📑 TEXTO BÍBLICO
(João 1, 1-18)

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio, estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.

6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.

10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornar filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.

14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

📖 LEITURA
O que diz o texto?

João narra neste Evangelho com fidelidade a vontade do Pai que nos deu a conhecer seu Filho, o Verbo Encarnado, que veio para salvação e remissão dos pecados, mas que foi rejeitado e afirma que em Jesus está a luz e a vida.

🕯️MEDITAÇÃO
O que o texto diz para mim?

Deus antes de enviar seu filho enviou João Batista que pregava a vinda daquele que seria maior que ele e dava testemunho da Luz da Verdade que ilumina a minha e as nossas vidas.

🙏 ORAÇÃO
O que digo a Deus?

Meu Senhor, fazei-me cada dia mais buscar a sabedoria na Palavra que é teu Filho e meu irmão, Jesus Cristo, pois aos que nele crer se tornam teus filhos também.

🙇 CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem?

“E a palavra se fez carne e habitou entre nós e nós contemplamos a sua glória que recebe do pai como filho unigênito cheio de graça e verdade”. (v. 14)

🙋 AÇÃO
Com o que me comprometo?

• Quero assim como João dar testemunho da sua palavra, Jesus, a quem precisar;
• Que tu resplandeças em mim onde quer que eu esteja com atitudes de um bom cristão;
• Quero dar de graça o que a graça me concede em ter: teus ensinamentos junto as escrituras sagradas. que são tuas palavras palavras de vida eterna..

Feliz Ano Novo em Cristo Jesus!!!

2 comments

  1. Jose Wilson de Franca Santos

    Feliz 2022 à todos os irmãos 🙏🏿

    1. Adriano Israel

      Que tenhamos um 2022 abençoado, Wilson! Nossa gratidão por sua colaboração ao longo do ano que passou! Que venham os novos desafios missionários para 2022, na certeza que com Jesus à frente seremos mais que vencedores! Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: